terça-feira, 15 de novembro de 2011

Aconteceu Hoje na História - 15 de Novembro


15 de Novembro de 1938 - É Travada a Batalha de Ebro.

Foi a mais longa e dura batalha da guerra civil espanhola. Teve lugar no território compreendido entre Mequinenza (Z.) e Tortosa (Tarragona), ao oeste da linha do rio Ebro (Espanha), no dia 15 de novembro de 1938, entre as Forças Rebeldes Espanholas, dirigidas pelo militar Rafael García Valiño e o Exército da República Espanhola, comandadas pelo militar Juan Modesto. Esta sangrenta batalha resultou num total de 7 mil mortos das forças rebeldes e 10 mil dos representantes da II República Espanhola, aproximadamente mais de 70 mil feridos, 25 prisioneiros e 120 aviões derrubados. A tropa das forças rebeldes alcançou a vitória e com ela o domínio de Mequinenza e Tortosa.



15 de Novembro de 1989 - No Centenário de República, Brasil vai as Urnas para Eleger um Presidente.

Após quase 30 anos, o povo brasileiro voltava às urnas para eleger democraticamente um presidente da república. No emblemático dia 15 de novembro, de 1989, no centenário da república, aproximadamente 82 milhões de brasileiros foram às urnas para o primeiro pleito presidencial após a eleição de João Goulart, em 1961, e que seria deposto três anos depois por um golpe militar. Os três principais candidatos desta histórica eleição eram Fernando Collor de Mello, Luís Inácio Lula da Silva e Leonel Brizola. A votação foi para o inédito segundo turno, com a disputa entre Collor e Lula, com o primeiro garantindo a maioria dos votos com 53% contra 46,9%.



15 de Novembro de 1991 - Termina a Guerra entre União Soviética e o Afeganistão.

A invasão soviética ao Afeganistão, também conhecida como Guerra Afegã-Soviética, foi um conflito armado de treze anos entre as forças soviéticas no apoio ao governo marxista do Partido Democrático Popular do Afeganistão (PDPA) contra os rebeldes fundamentalistas islâmicos, principalmente os muyahidines. Este confronto começou em 1978. Ao longo do século XIX, o território do Afeganistão se viu severamente ameaçado pelos britânicos e pelos russos, que buscavam apoderar-se da região. No dia 15 de novembro de 1991, uma delegação de rebeldes do Afeganistão e das autoridades soviéticas chegaram a um acordo para por fim a treze anos de guerra e preparar eleições democráticas. Esta invasão teve outras conseqüências bastante significativas. Por exemplo, quase 60 países se negaram a participar nos Jogos Olímpicos de 1980 realizados em Moscou e no período da invasão, milhares de afegãos buscaram refúgio nos países vizinhos. Foi realizada uma feroz resistência contra os russos nas cordilheiras afegãs.

Fonte; Seu History - http://www.seuhistory.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário