quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Os Atores de Chaves - Angeline Fernández (Bruxa do 71)

"A Bruxa do 71"

Vocês sabiam que a nossa tão querida Bruxa do 71 não era mexicana? Pois é! Ela nasceu na cidade de Madrid, na Espanha. Angelines Fernández, contrária à ditadura do general Franco, teve que fugir de seu país em 1947. Tentou emigrar para o México, mas primeiramente não obteve sucesso e acabou vendo-se obrigada a mudar de planos, refugiando-se em Cuba.

Depois de uma temporada teatral na ilha do Caribe, regressou ao México em 1950 para se tornar uma das divas do cinema daquele país. Também brilhou no Teatro Arbeú, além de atuar em teleteatros e radionovelas. Chegou a trabalhar nos filmes dos comediantes mexicanos Cantinflas e Arturo de Córdovas, tanto em dramas como em comédias (comprovando sua versatilidade). Eis alguns títulos que contaram com sua participação: "Misterios de la magia negra" (em 1957), "Mi niño, mi caballo y yo" (em 1958), "El esqueleto de la señora Morales" (em 1959), "El Padrecito" (em 1964), "Estrategia matrimonial" (em 1966), "Despedida de casada" (em 1967), "Corona de lágrimas" (em 1968), "Oye Salomé!" (em 1978), "El Chanfle" (em 1978), "El Chanfle 2" (em 1981), "Charrito" (em 1983), "Bella entre las flores" (em 1990).

Mas a personagem que a consagrou foi mesmo a Dona Clotilde, que interpretou brilhantemente por mais de 23 anos. Angelines procurou se dedicar o máximo a personagem para satisfazer Chespirito, o que ocasionou a sua grande atuação na série. Antes de Angelines ganhar o papel, ela pedira a Ramón Valdez, o Seu Madruga, para conversar com Roberto Gómez Bolaños com o intuito deste sondá-la a participar de seus programas. Era o início de uma grande parceria.

O engraçado era que as crianças tinham medo de Angelines, pois achavam que ela era realmente uma bruxa. E, no começo, ela ficava irritada com isso, mas depois começou a aceitar e até mesmo a achar engraçado. A melhor amiga de Angelines foi María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha. Ramón Valdez também foi um grande confidente (quem sabe não rolou um affair?). Ela teve escassas participações nos episódios do Chapolin.


Por incrível que pareça, Angelines Fernández foi considerada uma das mulheres mais belas do México em sua juventude (anos 40 e 50). E, por ironia do destino, sua principal personagem tinha como característica maior ser muito feia.

A causa do falecimento de Angelines foi um enfarte causado pelo seu câncer no pulmão, cultivado devido ao fumo em excesso - assim como Ramón Valdéz. A atriz deixou sua filha única e duas netas. Seu corpo descansa em Mausoleos del Ángel, no México.


Fonte: http://www.portaldochaves.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário