domingo, 2 de janeiro de 2011

História do Chaves

Olá Pessoal,

Nessa primeira semana de 2011, vamos contar a história de um dos maiores programas infantis de todos os tempos. Trata-se de Chaves, ou El Chavo del Ocho como é conhecido no México.
Quem nunca assistiu esse seriado que até hoje nos faz dar boas risadas? Agora vamos ver a origem, curiosiadades e biográfias dos atores e até dos dubladores no Brasil.

Espero que todos gostem!
Um Abraço,
Bruno Mingrone

O Programa


Cartaz do seriado no México

O seriado mexicano El Chavo Del Ocho (O Garoto do Oito, em português) conquistou milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Seu criador é Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, também intérprete do personagem principal. O que mais intriga a todos é como o humor ingênuo da série sobreviveu até hoje na televisão, dominada por assuntos referentes a violência, crime, sexo, etc.

Chaves é um menino órfão que vive em uma vila pobre de uma cidade que poderia ser localizada em qualquer grande metrópole mundial. Só tem a roupa do corpo, seus sapatos velhos e surrados, o barril onde se refugia, e um suposto apartamento onde passa as noites. Sempre morrendo de fome, sonha em comer um sanduíche de presunto, seu prato favorito. Tem amigos na vizinhança, como Quico, o menino mimado e bochechudo que sequer chegou à distribuição de cérebros (como o próprio admite). Chiquinha, a esperta garota órfã de mãe que, mesmo tendo pouco dinheiro, se diverte às custas de suas trapalhadas. Ela é filha de Seu Madruga, o tão conhecido malandro, viúvo e que deve 14 meses de aluguel! Um homem a que a vida fechou todas as portas, mas que ele mesmo nem fez questão de abri-las novamente. Vive apanhando de Dona Florinda, mãe do Quico e que sempre sai em defesa do filho, mesmo estando equivocada. Diz-se da alta sociedade, mas que, após a morte do marido em um naufrágio, teve que se contentar em viver naquela pobre vila, através da pensão do falecido.

Tem também a temida Dona Clotilde, vulga Bruxa do 71, que vive correndo atrás de Seu Madruga, sem sorte. As crianças implicam com ela devido a seu jeito de ser e de se vestir, inclusive seu cachorro possui um nome duvidoso: Satanás. Já viveram por lá Jaiminho, o carteiro que vive querendo evitar a fadiga e não trabalhar, e Dona Neves, bisavó de Chiquinha que implica com todos os moradores da vila. Para cobrar o aluguel dos inquilinos vai sempre o Senhor Barriga, dono do lugar. Sempre é recebido com pancadas do Chaves. Seu filho é Nhonho, rico e inteligente, às vezes aparece na vizinhança para brincar com os meninos, mas sempre é caçoado por ser rechonchudo. O Professor Girafales, professor das crianças, vai visitar a Dona Florinda sempre com um buquê de flores e é convidado para uma xícara de café. Tem também o Godinez e a Pópis, presentes na escola e que às vezes aparecem na vila.

Turma do Chaves

O programa estreou em 1971, na TV Tim (México), dentro do "Programa Chespirito", criado três anos antes e onde já era exibido sketchs de "Chapolin" desde 1970. Esses dois quadros do programa fizeram tanto sucesso e tiveram tamanha aceitação pelo público que logo a emissora TV TIM decidiu dar-lhes características de seriados, com um dia da semana para cada um em horário nobre. Isso ocorreu no ano de 1973. Sem saber, Roberto Gómez Bolaños havia criado seus dois maiores fenômenos televisivos e a rota de sucesso destes estava apenas começando. Ainda em 1973, tanto "Chaves" como "Chapolin" começam a passar no canal de TV Televisa e se estende por uma grande parte dos países da América Latina, abrindo as portas da televisão mexicana para o mundo. Se, hoje em dia, as novelas mexicanas são tão exportadas, isso se deve a essa abertura de portas proporcionada pelas duas séries de Chespirito.

No começo, os personagens de "El Chavo del Ocho" (nome original de "Chaves") ainda não tinham características próprias: o Seu Madruga morava na casa da Dona Florinda, o Sr. Barriga não tinha esse nome e era apenas o zelador da vila ou um simples cobrador, etc. Pouco tempo depois, novos personagens foram sendo criados (Dona Florinda, Quico, Dona Clotilde) e os que já existiam passaram a ganhar as características marcantes de suas personalidades que conhecemos atualmente. "Chaves", nos anos de 1975, 1977, 1978 e 1979, passou por várias mudanças no cenário, nas aberturas do programa e nas roupas dos personagens. O seriado, no decorrer do tempo, fez tanto sucesso que proporcionou sua exibição atual em mais de 30 países e lotações esgotadas em casas de espetáculos dos mais diversos lugares em função dos shows realizados pelos personagens caracterizados pelos respectivos atores. O próprio criador e intérprete do personagem (Roberto Gómez Bolaños "Chespirito") não esperava tamanho sucesso. Mas, no final do ano de 1978, Carlos Villagrán (o intérprete do Quico) decidiria sair do elenco da série para seguir carreira solo na Venezuela. Poucos meses depois, em 1979, Ramón Valdéz (o Seu Madruga) também receberia uma boa oferta para participar do mesmo seriado na Venezuela e deixaria a vila do Chaves.

Nessa época, Chespirito, numa estratégia de roteiro, criou o restaurante da Dona Florinda, tentando alimentar por mais algum tempo as séries e cobrir o espaço deixado pela saída de Quico e de Seu Madruga, dois dos personagens mais queridos do programa. Além disso, também incorporou à vila dois novos personagens: Dona Neves e Jaiminho. E Nhonho e Pópis ganharam uma maior participação. Em 1980, Chespirito resolveu parar de gravar o seriado, que se tornaria um quadro do "Programa Chespirito" ("Clube do Chaves", no Brasil), que retornaria com diversos sketchs de humor e personagens novos e já conhecidos pelo público mexicano desde 1968.

Ramón Valdéz, o Seu Madruga, regressaria à série em 1981. Novas histórias foram feitas com a presença do tão carismático personagem, mas ele deixaria novamente o elenco no ano seguinte. Nessa mesma época, a Televisa passou a fazer uma estratégia para comercializar as séries de Chespirito para países que ainda não as haviam comprado, como era o caso do Brasil. Juntamente com a venda de novelas, a emissora mexicana enviava como brinde alguns episódios de Chaves e Chapolin para serem analisados e, caso aprovados, fossem comprados e transmitidos. Até que, no final da década de 80, voltam a ser gravados para o Programa Chespirito quadros de Chaves e Chapolin. Porém, os atores já estavam menos ágeis e mais envelhecidos e, por isso, o sucesso dos quadros não foi o esperado. A ausência dos personagens Quico e Seu Madruga também colaborou para isso. A gravação desses quadros, que eram em sua maioria adaptações de antigos roteiros dos seriados, duraram até 1994. Esses quadros foram exibidos no Brasil pelo SBT no programa "Clube do Chaves". O seriado de maior sucesso na TV há mais de vinte anos conquista gerações em gerações, fazendo com que o humor de Chespirito continue presente em cada coração e que espelhe mais e mais o nosso dia-a-dia.

No Brasil

Chamada do Seriado no SBT
O programa "Chaves" veio por acaso no meio da compra de novelas mexicanas; e Silvio Santos mandou dublar, embora muitos dissessem que era de má qualidade e não daria certo. Finalmente, em 1984, "Chaves" e "Chapolin" estrearam no SBT dentro do programa do Bozo, um programa infantil da época estilo Xuxa, porém apresentado por um palhaço. O primeiro episódio da série exibido foi "Caçando Lagartixas". "Chaves" era exibido às segundas, quartas e sextas, e "Chapolin" às terças e quintas. Depois de aproximadamente um mês no ar, "Chaves" começou a dar boa audiência ao canal. Três anos depois, a série ganhou um novo horário, às 20h de todas as terças, quintas e sábados, além do horário antigo no programa do Bozo. Em 1988, o SBT começou a exibir episódios inéditos do Chaves e, a partir de setembro, o programa passou a ser apresentado de segunda a sábado. Em 1990, mais episódios inéditos foram ao ar, aos domingos, além dos antigos episódios, que continuaram de segunda a sábado às 12h30min, 18h e 20h30min. Em 1992, entraram mais episódios inéditos e alguns substituíram versões antigas que nunca mais foram exibidas. Outros episódios deixaram de ser apresentados - os chamados "episódios perdidos".



Nenhum comentário:

Postar um comentário