segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aconteceu Hoje na História - 07 de Novembro

07 de Novembro de 1811 - É Travada a Batalha de Tippecanoe

A Batalha de Tippecanoe teve como data o dia 7 de novembro de 1811 e foi um confronto entre o exército dos Estados Unidos da América liderado pelo militar William Henry Harrison, governador do território de Indiana, contra os guerreiros da confederação dos povos indígenas aliados, sob o comando de Tecumseh, líder da tribo dos Shawnee. O confronto aconteceu nos arredores de Prophetstown, perto da atual Battle Ground, Indiana. Embora o exército de Harrison tivesse sofrido um maior número de baixas, apesar de contar com um contingente superior de homens, a batalha foi interpretada como uma importante vitória política e simbólica para as forças norte-americanas. A Batalha de Tippecanoe foi um sério golpe para o sonho de Tecumseh, mas apesar disso continuou representando um importante papel nas operações militares na fronteira. Foi somente depois da morte de Tecumseh em 1813, durante a batalha do Thames, que sua confederação deixou de ameaçar a expansão dos colonos. Quando William Henry Harrison se apresentou como candidato a Presidente dos Estados Unidos da América durante as eleições de 1840 utilizou como slogan a frase "Tippecanoe and Tyler too" ("Também Tippecanoe e Tyler") para lembrar às pessoas seu papel nessas duas batalhas. Esta mesma frase deu lugar a uma canção que foi muito popular durante tais eleições.



07 de Novembro de 1905 - Explode a Revolução Russa

 Revolução Russa explodiu no dia 7 de novembro de 1905, e representou um dos mais importantes fatos ocorridos na época e um dos mais violentos de todos os tempos. Foi uma revolta antigovernamental e espontânea, generalizada em todo o Império Russo. Aparentemente não teve direção ou controle, nem tampouco objetivo algum reconhecido. É geralmente considerada como o ponto de partida das mudanças políticas, econômicas e sociais na Rússia. Seu impacto foi palpável tanto na América como na Europa. Ainda que a Revolução não tivesse feito expandir o comunismo como efeito imediato, deu a outros países convulsos do terceiro mundo um exemplo a seguir. Com a Revolução Russa o proletariado se ergueu como condutor do conjunto dos oprimidos e instaurou sua dominação política assentando as bases de um novo regime social, sem exploradores nem explorados, abrindo um novo horizonte histórico para a humanidade.



07 de Novembro de 1993 - Ayrton Senna Vence sua Última Corrida

No dia 7 de novembro de 1993, o piloto brasileiro Ayrton Senna conquistou a sua última vitória na Fórmula-1 ao vencer o GP de Adelaide, na Austrália, o último da temporada. A prova também foi a despedida de Senna da equipe McLaren. O brasileiro, que já havia vencido o mundial de F-1 três vezes - 1988, 1990 e 1991 - largou na pole e praticamente não teve dificuldades em vencer a corrida, deixando para trás o seu eterno rival Alain Prost, que se sagrou campeão mundial daquele ano e terminou a corrida na Austrália na segunda colocação. Senna conquistou a sua 41ª vitória, nos 158 grandes prêmios que havia disputado até então.


Fonte; http://www.seuhistory.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário