quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Hoje na História - 07 de Novembro

É travada a Batalha de Tippecanoe  07 de novembro de 1811

 
A Batalha de Tippecanoe teve como data o dia 7 de novembro de 1811 e foi um confronto entre o exército dos Estados Unidos da América liderado pelo militar William Henry Harrison, governador do território de Indiana, contra os guerreiros da confederação dos povos indígenas aliados, sob o comando de Tecumseh, líder da tribo dos Shawnee. O confronto aconteceu nos arredores de Prophetstown, perto da atual Battle Ground, Indiana. Embora o exército de Harrison tivesse sofrido um maior número de baixas, apesar de contar com um contingente superior de homens, a batalha foi interpretada como uma importante vitória política e simbólica para as forças norte-americanas. A Batalha de Tippecanoe foi um sério golpe para o sonho de Tecumseh, mas apesar disso continuou representando um importante papel nas operações militares na fronteira. Foi somente depois da morte de Tecumseh em 1813, durante a batalha do Thames, que sua confederação deixou de ameaçar a expansão dos colonos. Quando William Henry Harrison se apresentou como candidato a Presidente dos Estados Unidos da América durante as eleições de 1840 utilizou como slogan a frase "Tippecanoe and Tyler too" ("Também Tippecanoe e Tyler") para lembrar às pessoas seu papel nessas duas batalhas. Esta mesma frase deu lugar a uma canção que foi muito popular durante tais eleições. 

Tem início a Revolução Russa  07 de novembro de 1905

A Revolução Russa teve início em 7 de novembro de 1905 e foi um dos acontecimentos mais importantes da história moderna, além de um dos mais violentos de todos os tempos. Foi uma revolta espontânea e contra o governo que se espalhou por todo o Império Russo. Aparentemente, não tinha direção, controle ou qualquer objetivo reconhecido. É geralmente considerado o ponto de partida para as condições políticas, econômicas e sociais na Rússia.
Seu impacto foi sentido na América e Europa. Embora a Revolução não tenha expandindo o comunismo de maneira imediata, ela propiciou a outros países do terceiro mundo um exemplo a ser seguido. Com a Revolução Russa, o proletariado seguiu como líder dos oprimidos e, ao mesmo tempo, instaurava sua dominação política para criar as bases de uma nova ordem social, sem exploradores nem explorados, abrindo um novo horizonte histórico para a humanidade.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário