segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Hoje na História - 05 de Novembro

Cristóvão Colombo descobre a ilha A Desejada - 05 de novembro de 1493

 

No dia 5 de novembro de 1493 o conquistador Cristóvão Colombo avistou novamente nos contornos da América, uma ilha que batizou como "A Desejada", nome que deu motivo a diferentes versões históricas. Enquanto para uns esse nome correspondia ao desejo lógico de alcançar a terra, outros achavam que deu esse nome á ilha porque a mesma fazia parte do arquipélago das Antilhas, um dos pontos que buscou e não conseguiu encontrar em sua primeira viagem. Durante a viagem, Colombo teve que lidar com vários problemas, entre eles um motim da tripulação, que finalmente foi controlado pelos comandantes. Mas o desencanto entre os marinheiros se tornava cada vez mais forte. Nesta segunda viagem, o conquistador conseguiu consolidar a presença espanhola no Novo Mundo, embora o ouro e as espécies arrecadadas não tivessem alcançado os níveis prometidos à Coroa.

Nasce Ruy Barbosa, escritor e diplomata brasileiro - 05 de novembro de 1849


No dia 5 de novembro de 1849 nascia, em Salvador, o político, jurista, diplomata, escritor e tradutor brasileiro Ruy Barbosa. Como político, foi deputado, senador, ministro da Fazenda e duas vezes candidato a presidência da república. Além disso, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República, ao lado de Prudente de Morais. Foi defensor do federalismo, do abolicionismo e dos direitos e garantias individuais. Grande estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, sendo presidente desta instituição entre 1908 e 1919. Exerceu um papel importante na entrada do Brasil na I Guerra Mundial. No final da sua vida, foi indicado juiz da Corte Internacional de Haia, mas recusou o convite. Ele morreu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, no dia 1o. de março de 1923.

Saddam Hussein é condenado à forca - 05 de novembro de 2006


No dia 5 de novembro de 2006, Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti foi condenado à morte por enforcamento pelo assassinato de 148 xiitas iraquianos em 1982. A execução aconteceu em 30 de dezembro de 2006. O político iraquiano foi o quinto presidente do país de 16 de julho de 1979 a 9 de abril de 2003. Em março de 2003, uma coalizão de países liderada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido invadiu o Iraque para depor Saddam, depois que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush acusou o líder iraquiano de possuir armas de destruição em massa e de ter ligações com a Al-Qaeda. O Partido Baath de Saddam foi dissolvido e a nação fez uma transição para um sistema democrático.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário