domingo, 6 de maio de 2012

Hoje na História - 06 de Maio

Nasce Maximiliano Robespierre


06 de maio de 1758
Maximilien François Marie Isidore de Robespierre foi um político francês e um dos mais importantes líderes da Revolução Francesa. Esteve entre os membros mais influentes do Comitê de Salvação Pública, que governaram de fato durante o período no que os revolucionários consolidaram seu poder, etapa comumente denominada como Reinado do Terror. Robespierre nasceu em 6 de maio de 1758 e foi guilhotinado em 28 de julho de 1794. Denunciou a guerra da França contra a Áustria (1792), por considerá-la imprudente e acreditar que servia aos interesses do rei Luís XVI da França. A partir daí, seu papel começou a ser fundamental. Fez parte da Convenção Nacional, eleita por sufrágio universal, e na qual esteve entre os Montanheses (grupo de extrema esquerda da Revolução Francesa, que eram também conhecidos como "os anarquistas" ou "os raivosos").

Nasce Sigismund Freud

06 de maio de 1856
Sigismund Freud, quem aos 22 anos mudou seu nome para Sigmund, nasceu em Freiberg, na antiga Moravia (Checoslováquia), em 6 de maio de 1856. Foi um médico neurologista, criador da psicanálise. Começou sua carreira se interessando pela hipnose e seu uso para tratar doentes mentais. Mais tarde, apesar de manter na terapia vários aspectos desta técnica, substituiu a hipnose pela associação livre e a análise dos sonhos, para desenvolver o que, atualmente, é conhecido como "a cura pela fala". Tudo isto se transformou em ponto de partida da psicanálise. As hipóteses e métodos introduzidos por este médico foram polêmicos durante sua vida e continuam sendo hoje em dia. Popularizou a chamada "cura pela fala": segundo este conceito, uma pessoa poderia solucionar seus conflitos simplesmente falando sobre eles. Ainda que com exceção da psicanálise tradicional as psicoterapias contemporâneas tenham descartado as teorias de Freud, este modo básico de tratamento provém em grande parte de seu trabalho.

Presidente da França, Paul Doumer, é assassinado

06 de maio de 1932
No dia 6 de maio de 1932 foi assassinado o presidente francês Paul Doumer, que estava no cargo há menos de um ano. Ele foi alvo de um ataque de um imigrante russo, o médico Gorgulov Paulo, que mais tarde disse que cometeu o crime por conta da falta de atitude das democracias europeias contra a Constituição da União Soviética. Doumer foi enterrado no jazigo da família no cemitério de Vaugirard, depois do funeral na catedral de Notre-Dame, em Paris. Paul Doumer nasceu no dia 22 de março de 1857, na cidade de Aurillac. Antes de chegar à presidência, ocupou vários cargos públicos, entre eles o de governador-geral da Indochina francesa (1897 até 1902) e o de presidente da câmara dos deputados (1902 a 1905).

Fonte; www.seuhistory.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário