sábado, 5 de maio de 2012

Hoje na História - 05 de Maio

05 de Maio de 1484 - Cristóvão Colombo descobre a Jamaica

A Jamaica é uma ilha e país das Grandes Antilhas, de 240 km de comprimento e um máximo de 80 km de largura, situada no mar do Caribe. Está a 630 km do continente centro-americano, a 150 km ao sul de Cuba e a 180 km ao oeste da ilha de La Española, nas que estão o Haiti e a República Dominicana. Os primeiros povoadores da ilha foram os índios arawak, procedentes da África do Sul, que chegaram à ilha entre os anos 1000 e 400 a.C. Estes povoadores foram extintos após o contato com os europeus. A Jamaica foi reivindicada como posse espanhola depois de que Cristóvão Colombo chegou à ilha em 5 de maio de 1494. Em seus primeiros 200 anos de domínio britânico, a Jamaica se converteu no maior exportador de açúcar do mundo, produzindo 77000 toneladas por ano entre 1820 e 1824.

05 de Maio de 1862 - Travou-se a Batalha de Puebla
A data de 5 de maio é significativa na história do México e também da América: em primeiro lugar, a Batalha de Puebla marcou a vitória das forças do Exército Mexicano, comandado por Benito Juárez (presidente mexicano 1858 -1872), contra um dos mais poderosos e capacitados exércitos como foi o da potência francesa, dirigido pelo imperador Napoleão Bonaparte (Napoleão III). E por outro lado, a derrota do Império Francês, que truncou os objetivos de estender a monarquia até o Centro e a América do Sul para prover de matéria prima e comércio a Europa. Em 1861, devido à instabilidade financeira causada pela guerra mexicano-americana, o Congresso Mexicano acordou em suspender os pagamentos da dívida exterior durante dois anos. Os credores na Europa (Inglaterra, Espanha e França) decidiram que a intervenção seria a melhor maneira de cobrar a dívida. Mais tarde, a Inglaterra e a Espanha conseguiram negociar por via diplomática os termos e condições nos quais se pagaria posteriormente a dívida. Enquanto isso, Napoleão III, governante da França, decidiu invadir o México para estabelecer uma monarquia favorável à Europa. Com esse fim, deveria dissolver o Governo Constitucional Juárez e colocar um rei que respeitasse sua autoridade, escolhendo para tal Maximiliano de Habsburgo, que não pôde aspirar ao trono do Império Austro-Húngaro. O Presidente Juárez deu ordem ao General Ignacio Zaragoza de deter o avanço das forças armadas francesas nos fortes de Loreto e Guadalupe, próximos à cidade de Puebla. Em 5 de maio de 1862, os canhões ressoaram e os rifles dispararam, e mais de mil (1.000) soldados franceses caíram mortos. Os mexicanos haviam ganho a batalha. Maximiliano finalmente foi derrotado e capturado em 15 de maio de 1867; foi julgado por uma corte marcial e executado por um pelotão de fuzilamento em 19 de junho deste mesmo ano. Embora a guerra não tenha terminado aí, mas apenas 5 anos depois (1867), a batalha de Puebla se tornou desde então para os mexicanos um símbolo de resistência contra a invasão de tropas extracontinentais.

 


05 de Maio de 1961 - Alan Shepard se transforma no primeiro astronauta a ir ao espaço


No dia 5 de maio de 1961, o norte-americano Alan Bartlett Shepard entrou para a história como o primeiro astronauta a ser lançado ao espaço, a bordo da cápsula Freedom 7, a uma altitude de 185 quilômetros em um vôo suborbital de 15 minutos. Dois anos depois, ele precisou permanecer em terra por causa de um sério problema no ouvido. Em 1969, Shepard passou por uma cirurgia e, em fevereiro de 1971, liderou a missão para a Lua a bordo da Apollo 14, na qual atingiu um recorde de 33,5 horas na superfície do satélite da Terra. Nascido em Derry, New Hampshire, no dia 18 de novembro de 1923, Shepard se formou na Academia Naval dos EUA e depois se graduou na Escola de Pilotos da Marinha de Patuxent River, em Maryland, e na Escola Naval de Guerra de Newport, em Rhode Island. Após isso, foi subtenente em 1944 e esteve na Segunda Guerra Mundial. Depois de suas viagens espaciais, ele deixou o seu trabalho na Marinha em 1974. O astronauta morreu em Monterey, na Califórnia, no dia 21 de julho de 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário