segunda-feira, 24 de outubro de 2011

2° Guerra Mundial Parte 5 - A Invasão da Rússia

Olá Pessoal,

Nesse capitulo, vamos ver sobre a invasão da Rússia por parte da Alemanha Nazista. Hitler através do pacto Molotov-Ribbentrop de 1939, nunca pensou em manter a Rússia como sua aliada. Ele esperava apenas que a Rússia não fosse interferir na frente ocidental da guerra contra Inglaterra e suas aliadas evitando a possibilidade da mesma cortar os suprimentos de petróleo da Romênia que eram vitais para a máquina de guerra alemã.

Mas Hitler nutria um ódio pelos comunistas, igual ou pior do que ele nutria pelos judeus. Sendo assim com a rendição total da França, Holanda, Bélgica e o colapso do exercito inglês resultando na retirada de Dunkerque, Hitler viu a possibilidade de abrir a frente oriental da guerra e invadir a Rússia visando suas vastas reservas de trigo e petróleo. Estava assim iniciada a "Operação Barbarossa".

Boa Leitura,
Bruno Mingrone

A Invasão da Rússia


Retrato de Stalin na época da 2° Guerra
O pacto de Hitler com a Rússia, o pacto Molotov-Ribbentrop de 1939, foi um expediente estratégico que capacitou o Fuhrer a invadir a Polônia e subseqüentemente assolar o ocidente sem recear uma intervenção russa. Mas, nutrindo fanática convicções anticomunistas, não é de admirar muito que, mais tarde, invadisse o território de sua antiga aliada. Seus motivos, porém, não foram puramente ideológicos. A longo prazo a Rússia oferecia um Lebensraum quase sem limites, os campos de trigos e os celeiros da Ucrânia, e o petróleo do Cáucaso. A curto prazo Hitler achou que ela estava ameaçando o seu fornecimento de petróleo da Romênia e conspirava para intervir no lado inglês da guerra da Alemanha contra a Inglaterra. “A Inglaterra”, insistia ele, “deve ser conquistada; portanto, a Rússia tem que ser eliminada.” 

Pelo fim de 1940, o general Von Paulus, que mais tarde comandaria o exército que se rendeu aos russos em Stalingrado, foi instruído por Hitler para fazer um plano detalhado para a ofensiva contra a Rússia. A 5 de dezembro Hitler emitiu ordens para que fossem feitos preparativos para Barbarossa - a invasão da Rússia -, que deveriam esta completos em 15 de maio de 1941. De fato, a invasão provavelmente teria ocorrido nesta data se a atenção de Hitler não tivesse sido desviada para a expedição de tropas alemães para os Bálcãs. 
Hitler quisera garantir o controle dos Bálcãs por meio de diplomacia armada, antes de invadir a Rússia, prevenindo assim a intervenção britânica naquele setor. A Bulgária submeteu-se, mas a Grécia e a Iugoslávia resistiram, forçando Hitler a desviar divisões Panzer destinadas à ofensiva russa para dominar esses dois países. A intervenção armada da Inglaterra foi quase que complemente ineficaz, e em questão de semanas a Grécia e a Iugoslávia estavam fora de combate, mas o início de Barbarossa teve que ser adiado para a segunda metade de junho, que mais tarde contribuiria para a derrota alemã no leste.

A 22 de junho, tropas alemães atravessaram a fronteira russa em três correntes separadas. Ao norte um exército comandado por Von Leeb avançou contra Leningrado através dos Estados Bálticos ocupados pela Rússia; ao centro, um exército sob o comando de Von Bock moveu-se da área de Varsóvia em direção a Smolensk e depois Moscou; ao sul Von Rundstedt comandou um exército dos pântanos do rio Pripet rumo a Kiev.

Mapa da "Operação Barbarossa" de 1941
Hitler pretendia que esses exércitos avançassem tanto quanto possível em território russo, depois efetuassem um conversão e armassem uma armadilha para os russos com uma série de cercos maciços. Inicialmente o avanço foi quase tão rápido quanto na Polônia e na Franca, mas os alemães não haviam levado em conta a obstinação da resistência russa, que os deteve mais tempo que esperavam. Além disso, as estradas eram precárias e as distâncias a serem cobertas, muito maiores do que as percorridas nas campanhas polonesa e francesa, criaram consideráveis problemas logísticos. A frustração de Hitler crescia à medida que suas forças arremetiam cada vez mais fundo na Rússia e o grande cerco ainda as iludia. Então começou a chover. As estradas sem calçamento transformaram-se em verdadeiros lamaçais. Tanques e outros veículos dotados de esteiras podiam continuar sem impedimento, mas seu abastecimento e a infantaria de apoio, em veículos de rodas, os retardaram.

Apesar desses problemas, as divisões Panzer de Guderian e Hoth foram capazes de capturar 300.000 soldados russos em Smolensk, em julho, e se não fosse pelo lento progresso dos exércitos de Von Rundstedt ao sul, o avanço sobre Moscou se teria processado velozmente. Mas Rundstedt deparou, em Kiev, com um formidável exército russo, sob o comando do veterano Marechal Budiênni. Hitler estava ansioso de que Rundstedt se habilitasse a arremeter com o máximo de pressa para a Criméia e, ante a insistência de Guderian de que devia continuar perseguindo os russos na estrada que levava a Moscou o Fuhrer ordenou a uma parte do exército de Bock, incluindo as divisões Panzer de Guderian, que voltasse para o sul e ajudasse Rundstedt a derrotar Budiênni e seus homens em Kiev. Guderian, atacando ao sul, e Kleist, atacando ao norte, encontram-se a leste de Kiev, num brilhante movimento de pinças que cercou por volta de 600.000 russos, mas já era fim de setembro antes que o avanço se pusesse em marcha de novo. Outro cerco de exércitos de Bock em torno de Viazma fez outros 600.000 prisioneiros, mas o tempo estava piorando e novas forças russas se reunindo diante Moscou.


Vídeo sobre a invasão da Rússia "Redescobrindo a Segunda Guerra" do NetGeo

Os generais alemães pensaram que haviam chegado o momento de parar, devido ao inverno, e consolidar sua posição - até Hitler perdera parte do seu otimismo - , mas Bock achava que deviam continuar, e no começo de dezembro tropas alemães atingiram os subúrbios de Moscou, apenas para serem sumariamente expulsas pelos russos comandados por Zukov. Hitler ordenou a suas forças que não se retirassem, mas estabelecessem posições tão próximas de Moscou quanto possível, e aí ficassem por todo o apavorante inverno russo, mal vestidos e mal equipados para as condições.

Ao sul, os exércitos de Rundstedt haviam entrado na Criméia e na Bacia de Donetz, mas não haviam conseguido tomar os campos de petróleo do Cáucaso, e na primeira semana de dezembro tiveram que bater em retirada. O fracasso de Hitler em tomar Moscou pode ser atribuído ao erro tático de desviar exércitos dirigidos contra Moscou para ajudar Rundstedt em Kiev; ao fato de ter subestimado o tamanho dos exércitos russos que o enfrentaram, que pareciam ter sempre novas tropas para trazer para o front quando sofriam perdas; e ao fato de que a lama ter retardado o avanço a partir de julho.

O ano seguinte deveria testemunhar o inicio da ruína da Alemanha nazista, decretada na Rússia, em Stalingrado.

Fonte; Portal Segunda Guerra Mundial - http://www.segundaguerramundial.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário