sábado, 29 de outubro de 2011

2° Guerra Mundial Parte 6 - A América Antes de Pearl Harbor

Olá Pessoal,

Nesse capitulo, vamos ver como os EUA estavam reagindo a guerra antes do ataque japonês a base de Pearl Harbor.

Os EUA através de seu congresso, mantiveram uma politica rígida de neutralidade desde a invasão da Etiópia por parte da Itália Fascista de Mussoluni até a capitulação da França perante a Alemanha Nazista de Hitler.

Essa situação começou a mudar quando a Inglaterra ficou sozinha na guerra e a própria população americana começou a ver com outros olhos a situação na Europa. A entrada definitiva dos EUA na guerra, aconteceu após o ataque japonês a base de Pearl Harbor que aconteceu no dia 07 de Dezembro de 1941.

Boa Leitura,

Bruno Mingrone



A América Antes de Pearl Harbor


Aviões japoneses atacando um návio de guerra americano.
Por toda a década de 30, a América manteve uma política de rígido isolamento que incluía os acontecimentos na Europa. Quando Mussolini atacou a Etiópia, em 1935, o congresso aprovou um ato impedindo o presidente, Roosevelt, na época, de intervir em qualquer dos lados. Igualmente, quando rompeu a Guerra Civil espanhola, o congresso insistiu em que a América adotasse uma posição neutra, proibindo remessas de armas para qualquer das partes. Atado por uma legislação dessa ordem, Roosevelt não podia fazer mais, à medida que a situação na Europa se tornava mais e mais ameaçadora, do que exortar os americanos a adotar uma atitude mais aberta em relação ao exterior, esperando que a opinião pública gradativamente se voltasse contra os regimes fascistas na Europa, que representavam uma ameaça, ainda que distante, para a paz mundial. Mas nem a ocupação da Checoslováquia, a invasão da Polônia ou a declaração  de guerra da Inglaterra e seus aliados europeus foram capazes de gerar um movimento unificado pró-abandono da neutralidade americana. Quando a França caiu, porém, e a Inglaterra permaneceu sozinha entre a agressão alemã e os Estados Unidos, o sentimento popular mudou da noite para o dia. Finalmente o congresso autorizou um programa de mobilização e adoção de medidas visando ao fornecimento de ajuda à Inglaterra. Primeiro enviou-se um excedente de armamento; depois, concluiu-se um acordo de transferência de destróieres americanos da primeira guerra mundial para as bases navais britânicas e por fim o Congresso aprovou a Lend-Lease Bill (Lei de Empréstimos e Arrendamentos), estipulando o fornecimento de equipamento de guerra para os adversários do fascismo em condições de pagamento fácil. No momento em que Roosevelt terminou suas conversações com Churchill a bordo do navio de guerra Prince of Wales, ao largo da Terra Nova em agosto de 1941, era evidente que a neutralidade americana não era mais que formal, pois a nação se comprometera com o lado aliado.

Aviões americanos decolando para combater os japoneses.
Hitler não gostou nem um pouco disso. E se indispôs ainda mais com os Estados Unidos quando a América tomou a iniciativa de proteger a chegada de fornecimentos transportados pelo Atlântico, oferecendo cobertura de escolta. Submarinos alemães atacaram pela primeira vez navios americanos em 1941, e quando a navegação americana na zona de segurança ao largo da costa oriental se tornou um alvo para submarinos, pelo final do mesmo ano, os Estados Unidos fizeram seus preparativos finais para a ação, embora sem declarar guerra formalmente. Foi nesse período de inquietação que o Japão atacou Pearl Harbor.

As relações entre os Estados Unidos e o Japão andavam tensas há algum tempo, e o principal ponto de discórdia eram as tentativas japonesas de colocar a China sob o controle do império do sol nascente, por meios bélicos. A Guerra Sino-Japonesa começara em 1937, provocando protestos americanos, visto que os Estados Unidos tinham fortes interesses na China. A recusa do Japão em dar ouvidos a esses protestos moveu o governo americano a declarar um embargo na exportação de certos produtos para o Japão, inclusive petróleo, o que gradualmente reforçou a disputa. Privados de uma importante fonte de combustível, os japoneses tinham duas alternativas: aceitar um acordo humilhante com uma América pretendendo a inviolabilidade da China; ou procurar petróleo em outro lugar, se necessário pela força.

Não conseguindo firmar o acordo com o governo das Índias Orientais Holandesas para o fornecimento de petróleo, os japoneses decidiram negociar mais uma vez com os Estados Unidos, no verão de 1941, esperando que ainda houvesse uma chance de romper o embargo em termos aceitáveis. Se isso falhasse, teriam que recorrer a força nas Índias. Falhou, e houve endurecimento de atitude de ambas as partes.

Pelo final de 1941 parecia que a guerra era inevitável, e os dois lados apressavam seus preparativos. Para ganhar tempo um embaixador japonês foi enviado a Washington na metade de novembro, a fim de apresentar uma última oferta do Japão, cuja rejeição era conclusão previamente determinada, mas deveria manter as discussões em andamento até que o Japão estivesse pronto para atacar. Os americanos também, contemporizaram. Finalmente, quando Roosevelt foi informado das intenções do Japão em romper relações diplomáticas, aeronaves japonesas atacaram a base naval americana de Pearl Harbor, na ilha havaiana de Oahu.

Mapa japonês com a estratégia de ataque.

Isso aconteceu às 8 horas da manhã de 7 de setembro de 1941, a frota americana e os campos de pouso estavam desprevenidos, e o estrago foi feito em meia hora. Sete navios de guerra foram destruídos ou seriamente danificados. Apenas os porta-aviões escaparam, porque não estavam no local no momento. Tendo desmembrado a frota americana, os japoneses podiam dar prosseguimento a seu programa de conquista no Pacífico.

Fonte; Portal Segunda Guerra Mundial - ttp://www.2guerra.com.br/novosite

Nenhum comentário:

Postar um comentário