domingo, 22 de maio de 2011

Guerras Púnicas

Roma e Cartago lutaram pelo domínio do Mediterrâneo

Scipião, o Africano
As guerras Púnicas foram travadas por Roma contra Cartago entre 264 e 146 a.C. pela hegemonia do comércio no mar Mediterrâneo. O conflito se estendeu por mais de cem anos numa série de três confrontos, que culminou com a destruição total do Estado púnico. O nome púnico provém de "poeni", designação latina para o povo fenício, o fundador de Cartago.

Foram três os principais movimentos bélicos:

1) a conquista da Sicília;
2) a tomada de Sagunto, cidade espanhola;
3) a destruição de Cartago.

O povo cartaginês dominava o Mediterrâneo por meio do comércio marítimo, que se compunha de tecidos, perfumes, pedras preciosas, ouro e marfim da África, estanho da Bretanha e ferro e prata da Espanha. Sua marinha de guerra protegia as frotas mercantes. A ameaça primordial a Cartago provinha dos romanos, que visavam o monopólio desse lucrativo comércio.
 

Marchas e derrotas de Cartago


A primeira guerra entre as nações aconteceu entre 264 a 241 a.C.. Foi travada pela posse da Sicília, tendo os romanos expulsado os cartagineses dessa grande ilha ao sul da península Itálica.

Cartago foi obrigada a pagar uma alta recompensa de guerra à Roma. Como se não bastasse, O Estado púnico foi abalado por lutas internas, das quais os romanos se valeram para apoderarem-se da Córsega e da Sardenha, também pertencentes a Cartago.

Entre 218 e 202 a.C., ocorreu a segunda disputa, quando a expansão romana pelo mar, reduziu o império cartaginês ao norte da África. Para compensarem a perda da Sicília e ampliarem seu poder, tropas cartaginesas, comandadas por Aníbal, empreendem a conquista da Espanha e tomam Sagunto, cidade espanhola aliada de Roma. Dessa vez, a situação parecia se inverter e os romanos sofreram ainda mais derrotas.

Contudo, Cartago acabou sendo vencida pelas forças de Cipião, o Africano. Como resultado, perdeu a Espanha, sua esquadra naval e comprometeu-se a pagar por 50 anos pesada indenização de guerra a Roma. Fora isso, passou à condição de Estado vassalo do Império Romano, comprometendo-se a não se envolver em nenhuma guerra sem o consentimento de Roma.

Triunfo de Roma


Cartago reergueu-se. Apesar de sua pequena importância política, voltou a obter prosperidade comercial, o que levou os romanos a temer uma nova rivalidade. Sob a alegação que o Estado púnico havia violado o tratado de paz de 201 a.C., Roma declarou-lhe guerra em 150 a.C. Os conflitos se estenderam por quatro anos: em 146 a.C. Cartago foi destruída, sua população escravizada e a região acabou sendo transformada em província romana.

Após triunfar nas três guerras contra Cartago, Roma apossou-se do Mediterrâneo e, a partir daí, sem rivais poderosos, continuou a se expandir, de modo a transformar-se num imenso Império.

Fonte: Uol Educação - http://educacao.uol.com.br/historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário