sábado, 11 de dezembro de 2010

Silvio Santos completa 80 anos - Uma breve história de sua trajetória

Uma breve trajetória do maior apresentador da televisão brasileira.

Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da televisão brasileira, completa 80 anos no dia 12 de dezembro esbanjando saúde, mas imerso na maior crise de sua vida. Uma fraude contábil promovida por executivos do Banco PanAmericano, uma de suas 44 empresas, gerou um rombo de R$ 2,5 bilhões num império que começou a ser erguido por Silvio quando ele tinha apenas 15 anos.

Pessoas próximas ao apresentador relatam que ele ficou decepcionado, sim, mas que imediatamente arregaçou as mangas para contornar o problema e saldar a dívida - ele tem 10 anos para pagar o empréstimo junto ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e deu como garantia todo o seu patrimônio (incluindo o SBT), avaliado em R$ 2,7 bilhões.


Hoje, começamos contando a história do homem que nasceu Senor Abravanel e ganhou o Brasil como Silvio Santos - ele adotou o nome artístico para se tornar mais popular, mas sempre mostrou muito orgulho de sua origem judaica.

E no slideshow abaixo você pode conferir uma coletânea de fotos da carreira artística de Silvio como apresentador.







Das ruas para os palcos

Silvio sempre foi uma máquina de dinheiro. Aos 15 anos, já ganhava uns trocados na Lapa, o bairro boêmio do Rio de Janeiro, apostando nos "malandros" da sinuca - Silvio observava atentamente o comportamento dos jogadores e apostava nos melhores.

De dia, vagando pelas ruas do centro do Rio, Silvio observava que os vendedores que mais faturavam eram os que melhor se comunicavam. Logo, pensou numa forma original de chamar atenção para as canetas que vendia numa esquina - ele realizava truques de mágica. Até que um dia um fiscal da Prefeitura - o "rapa" - o abordou e lhe confiscou toda sua mercadoria, mas, fascinado com a voz de Silvio, deu a ele um cartão para que fizesse um teste na Rádio Guanabara. Aquele foi o embrião da carreira artística de Silvio.

O dinheiro começou a entrar numa jogada genial de marketing - algo que praticamente não existia naquela época. Percebendo que as pessoas se entediavam durante a travessia da balsa que faz o trajeto Rio-Niterói, Silvio pediu autorização para animar o pessoal com alto-falantes na barca. Logo, sacou que era possível ganhar dinheiro vendendo produtos. Fez um empréstimo, montou bares nas barcas, procurou a Companhia Antártica de Bebidas e passou a vender ali cervejas e refrigerantes. A empresa passou a patrocinar apresentações de diversos artistas na barca. E assim Silvio se tornou o maior vendedor de cervejas do Rio de Janeiro - apenas com uma ideia genial.

Mas ele ainda tinha interesse em se tornar um artista de sucesso. Por isso, topou fazer um teste na Rádio Nacional de São Paulo. Passou e ali começou sua amizade com Manuel de Nóbrega, que era, na época, o "Homem do Baú". O "baú" era uma caixa com presentes que a pessoa recebia no Natal depois de pagar 12 prestações ao longo do ano. Mas o negócio acabou trazendo mais problemas do que dinheiro para Manuel de Nóbrega, e ele acabou chamando Silvio para dar um jeito na situação. Com seu incrível empreendedorismo, Silvio conseguiu tornar o "baú" um negócio lucrativo - e o herdou de graça de Manuel de Nóbrega, em retribuição por tê-lo tirado do "buraco."

Na televisão, Silvio estreou em 1961, na TV Paulista, com o "Vamos brincar de forca". Logo passou a apresentar outros programas de variedades, mas quando a Globo assumiu o comando da TV Paulista, no final dos anos 60, Silvio teve de se enquadrar no perfil que a emissora queria ter. Não conseguiu e saiu. Acabou voltando com tudo ao comprar 50% das ações da TV Record, onde pôde fazer o que gosta - mas sem esquecer da rixa com a Globo, em especial com Roberto Marinho, dono da emissora, e Boni, então diretor-artístico.

"Eu não nasci dono de televisão, eu me tornei dono de televisão porque os donos de televisão fecharam portas pra mim, mas quando se fecha uma porta, Deus abre uma janela", disse Silvio, numa espécie de "editorial" durante seu programa na Record. "Fui obrigado a comprar 50% de ações, nasci animador de programas e continuaria sendo se os homens não fossem tão vaidosos, tão poderosos", emendou.

O passo seguinte foi batalhar para ter seu próprio canal de TV - e no início dos anos 80 ele recebeu a concessão para criar o SBT. Silvio vendeu as ações da Record para o bispo Edir Macedo, e não descansou enquanto seu próprio canal não se estabelecesse como a segunda maior audiência da TV - e em vários momentos nos anos 90 o SBT conseguiu ficar à frente da Globo, principalmente nos domingos, com o Topa Tudo Por Dinheiro. A essa altura, o império de Silvio já incluía uma construtora, um hotel, uma empresa de cosméticos, uma financeira e, claro, um banco - o PanAmericano.

Mas a Record, ainda assim, tinha muito mais caixa, e acabou ultrapassando o SBT nos últimos anos. Silvio luta para colocar as finanças de seu império novamente em dia, depois da quebra do PanAmericano. Mas uma prova de que seu carisma não se abala foi dado no último dia 5, quando a própria Record exibiu uma reportagem especial de 45 minutos sobre Silvio no programa "Domingo Espetacular". Ironicamente, a emissora do bispo Edir Macedo conseguiu ultrapassar a Rede Globo e ficar à frente no Ibope por mais de meia hora.

Outra prova de que Silvio continua "pop" é que no Yahoo! o apresentador está entre os assuntos mais buscados desde o surgimento da crise no PanAmericano, mês passado. "Vida empresarial do Silvio Santos" e "Dívida de Silvio Santos" são alguns dos tópicos mais procurados no serviço de busca do Yahoo!, o que mostra o interesse das pessoas na situação financeira do apresentador. Antes, os termos mais buscados que faziam relação a Silvio eram "pegadinhas" e "Maísa".

Fonte: Yahoo - www.yahoo.com.br

2 comentários:

  1. Meus amigos é uma honra para muitos Brasileiros ter orgulho de falar bem do Silvio Santos, um exemplo de carater e honestidade, foi, é, e sempre sera um grande Empresario, exemplo vivo de um batalhador, Bicho vc mereçe tudo de bom, por isso DEUS nunca o abandonou e nunca te abandonara. O Brasil se orgulha de vc .. honrou todos os seus compromissos, não deixou seus funcionarios na miseria, pagou caro pela desonestidade de executivos BANDIDOS que quebram seu Banco, mais não quebraram a sua Honra ... Saiba que se pedisse o BRASIL todo te ajudaria nesta divida, cada centavo, que vc pagou nos deu muito orgulho, vc é um exemplo para estes filhas da puta ( Politicos Pilantras) que roubam nosso Pais na maior cara de pau do mundo. SILVIO O BRASIL SE ORGULHA DE TI ..

    ABRAÇÃO

    PITON

    ResponderExcluir
  2. Ótimo comentário Piton, tenho certeza que muitos compartilham do mesmo pensamento!
    Abraço,
    Bruno

    ResponderExcluir