terça-feira, 19 de julho de 2011

A História do Videogame - 2005

2005

Reprodução
Antes mesmo do lançamento do jogo para GameCube, Capcom põe fim à exclusividade e anuncia "Resident Evil 4" também para o PlayStation 2.
Os primeiros meses do ano foram marcados por especulações a respeito dos próximos videogames da Microsoft, Nintendo e Sony, que soltaram em gotas, cada uma à sua maneira, informações do Xbox 360, Revolution e PlayStation 3, respectivamente.

Enquanto a próxima geração alimentava rumores e a imaginação, bons títulos davam o que jogar no primeiro trimestre: "Resident Evil 4" conquistou o GameCube em janeiro (a versão para PlayStation 2 chegaria em outubro); "Legend of Zelda: Minish Cap" encolheu o jovem Link no Game Boy Advance; o Xbox vibrou com "Jade Empire" e "Forza Motorsport"; e os donos do PlayStation 2 se sentiram no Olimpo com "God of War".

Em 2005, o Brasil foi tomado pela febre dos MMOGs (sigla em inglês para jogos massivos online), iniciada com o lançamento comercial de "Ragnarök Online", em janeiro, e que no final do ano bateria a marca de 800 mil usuários cadastrados no país. O modelo econômico alheio à pirataria fez sucesso, abrindo as portas para o coreano "Priston Tale", para o russo "Sphere" e para a produção do brasileiro "Taikodom", desenvolvido pela catarinense Hoplon Infotainment. Por outro lado, o primeiro RPG massivo online desenvolvido no país, "Erinia" foi praticamente deixado pela comunidade.

Reprodução
"World of Warcraft": cinco milhões.
Lançado em 2004, outro do gênero MMORPG que conquistou o planeta em 2005 foi "World of Warcraft", RPG da Blizzard, que esperava perto de um milhão de aventureiros, alcançou a marca de cinco milhões de usuários, espalhando-se rapidamente dos Estados Unidos até a China, passando por países como Macau e Taiwan. E as perspectivas são de crescimento, com a expansão "The Burning Crusade".

Em março, o PlayStation Portable, ou simplesmente PSP, chegava ao ocidente, vendendo mais de 600 mil unidades apenas na primeira semana nos Estados Unidos. Um ótimo resultado para a Sony, que no mês anterior anunciara o fim da produção do PSX, aparelho que unia o PS2 com funções de gravador digital. Como no lançamento japonês, em dezembro de 2004, "Ridge Racers" e o quebra-cabeça "Lumines" foram alguns dos primeiros sucessos do PSP americano.

Reprodução
Primeira imagem oficial do PS3; controle em forma de bumerangue seria abandonado futuramente.
A E3 2005 foi uma das mais movimentadas de todos os tempos, graças às promessas da sexta geração de consoles. Porém, no final somente o Xbox 360 estava "jogável" na feira - a Microsoft já havia mostrado o console uma semana antes, em um programa especial da MTV norte-americana, que foi ao ar no dia 12 de maio. Em sua conferência, a Sony apresentou o PlayStation 3, destacando o processador Cell, o novo formato de mídia Blu-Ray e várias demonstrações em vídeo; a Nintendo, por sua vez, desapontou ao demonstrar muito pouco (ou quase nada) do Revolution, com suas dimensões equiparáveis a três embalagens de DVD empilhadas e compatível com 20 anos de história da empresa.

Meses antes da série "Grand Theft Auto" estrear no portátil da Sony, com "Liberty City Stories", o mod "Hot Coffee" criou polêmica na indústria do entretenimento eletrônico, revelando cenas de sexo explícito escondidas no código-fonte de "Grand Theft Auto: San Andreas". A Entertainment Software Rating Board (ESRB), órgão que classifica os jogos por faixa etária nos Estados Unidos, mudou a classificação etária das versões para PC, PlayStation 2 e Xbox, de "Mature 17+" ("M", maiores de 17 anos) para "Adults Only 18+" ("AO", maiores de 18 anos).

As conseqüências não foram poucas: o valor das ações da Take-Two caiu, algumas pessoas mais ofendidas processaram a distribuidora e o jogo da Rockstar chegou a ser banido definitivamente de alguns países, como a Austrália. Para completar, a polêmica em torno de "Hot Coffee" deu início a diversos movimentos de combate a conteúdo violento e sexual nos games, incluindo uma lei para regularizar o conteúdo inapropriado nos games, nos Estados Unidos.

Reprodução
Controle do Revolution é mostrado; jogos só no ano seguinte.
Em setembro, em conferência realizada antes do início da Tokyo Game Show, maior feira de games do oriente, a Nintendo revelou o até então misterioso controle do Revolution, sem fio e com formato semelhante ao de um controle remoto. A inovação ficou por conta dos sensores capazes de reconhecer a posição do acessório em três dimensões: horizontal, vertical e profundidade, além do nível de inclinação. Na feira de jogos japonesa brilhou o PlayStation 3, com o trailer de "Metal Gear Solid 4", que chocou ao mostrar o herói Snake velho.

Após a Tokyo Game Show, "Nintendogs" chegou ao ocidente. O simulador de cachorros para DS conquistou os Estados Unidos e Europa quase que imediatamente, graças à possibilidade de criar o seu próprio canino no console portátil, dando banho, comida, passeando etc.


"GOD OF WAR", "HALF-LIFE 2" E OUTROS (2005)

A Nokia, em outubro, decidiu aposentar o N-Gage, híbrido de celular e videogame portátil lançado em 2003. O aparelho vendeu dois milhões de unidades em três anos, contra projeções originais de seis milhões, números decepcionantes que levaram a fabricante finlandesa a desistir da empreitada. E no mesmo mês que o N-Gage esmaecia, o PlayStation 2 crescia com gigantes. Dos criadores de "Ico", "Shadow of the Colossus" ficou marcado como um dos jogos memoráveis da Sony, daqueles que transformam entretenimento em obra de arte.

A cidade de São Paulo recebeu a segunda edição da Electronic Game Show (EGS), realizada de 18 e 21 de novembro e visitada por mais de 27 mil pessoas, que puderam experimentar em primeira mão o Xbox 360, que seria lançado oficialmente apenas na semana seguinte, nos Estados Unidos.

Reprodução
Xbox 360 é lançado mundialmente em dois modelos: o Core System (US$ 299) e o Premium (US$ 399), com disco rígido e controle sem fio.
Montagem
Disponível desde o lançamento, a rede Xbox Live oferece demos e um serviço de distribuição digital de jogos casuais, batizado de Xbox Live Arcade.
No dia 22 de novembro, a sexta geração do entretenimento eletrônico teve seu início oficial com o lançamento do Xbox 360, nos Estados Unidos - cinco dias antes, o UOL testou com exclusividade o primeiro console do Brasil.

Além das tradicionais filas e tumultos em frente às lojas dos EUA, houve escassez do videogame, em função do lançamento simultâneo - em dezembro, o Xbox 360 chegou à Europa e ao Japão.

Entre os jogos de lançamento estavam os exclusivos "Project Gotham Racing 3", "Kameo: Elements of Power" e "Perfect Dark Zero", mas curiosamente, o título mais vendido foi uma conversão de um jogo para PC, "Call of Duty 2", franquia que começava a acumular fãs.

No Japão, jogos como "Monster Hunter Freedom" e "Winning Eleven" impulsionaram as vendas do PSP, mas o Nintendo DS, que manteve vendas regulares durante o ano graças a títulos de apelo geral como "Brain Trainning" e "Nintendogs", disparou com o lançamento da rede online do portátil, o Nintendo Wi-Fi Connection. Jogos como "Mario Kart DS" e "Animal Crossing DS" levariam mais de 200 mil pessoas à rede online sem fio do portátil e consagrariam o aparelho como o campeão de vendas de 2005 no Japão.

Mesmo diante do seu sucessor, o Xbox mostrou fôlego e potência de hardware recebendo três belas conversões de jogos de tiro do PC: "Doom 3", "Far Cry Instincts" e "Half-Life 2". Já o PlayStation 2 ultrapassou a marca de cem milhões de unidades vendidas, consagrando o modelo vencedor de console doméstico da Sony.

Impulsionado pelas placas de vídeo de ATI e Nvidia, o PC também levou o visual a novos limites com jogos como "F.E.A.R." e "Age of Empires III", explorando a fundo efeitos como Vertex Shader e Pixel Shader, que se tornariam padrões nas próximas gerações de jogos.

Reprodução
O mascote do World Cyber Games.
Com uma medalha de ouro e duas de prata, o Brasil sacramentou a sua melhor participação em um torneio de esporte eletrônico. Foi durante o World Cyber Games, olimpíadas de games disputada em Cingapura, em novembro. Giovani "GearGG" Magri e Danilo "N4_Godsmack" Barros, foram primeiro e segundo lugares, respectivamente, em "Need for Speed Underground 2"; e Andre "TmG_QuanChi" Zilio, prata em "Warhammer 40,000". Mais de 700 ciberatletas de todo o planeta participaram do evento.

Previsto para título de lançamento, "Dead or Alive 4" atrasa e influencia o desempenho do Xbox 360 no Japão. Esgotado no resto do mundo, o segundo videogame da Microsoft era encontrado com facilidade nas prateleiras de Tóquio, em pleno Natal. Mesmo assim, nomes de peso da indústria local, entre eles Hironobu Sakaguchi - criador da série "Final Fantasy" -, se reuniram na penúltima semana do ano para anunciar apoio à nova plataforma, com as produções de "Cry On", "Bullet Witch" e "Vampire's Rain".

Fonte; Uol Jogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário